.D.E.U. ....!!
Pensamentos aleatórios de uma mente em constante ebulição. A quem interessam? A mim, apenas. E é o que importa. Egocentricidade, excentricidade, perplexidade, realidade e fantasia, batidas com muito leite condensado, cinco partes de vodka, limão e gelo...! O outro lado da verdadeira moeda!! Se vc chegou aqui... LEIA!
A Bad Trip de alguns tipo que se acham os "cabeçudos" do "futuro" cinemão, alguns até que eu conheço e que me enoja de fazer perder o gosto pela área, é que faz muita coisa deste ramo se tornar uma grande "pequena-panela" de uns OUTROS cabeçudos que também se acham os bam-bam-bams do pedaço - pedaço esse, geralmente restrito á Capital: Porto Alegre...!
Enfim, neste caldeirão fervilhante entre idéias e poucos recursos, eu vivi 20 anos sonhando em fazer muita coisa e efetivamente fazendo pouco. Infelizmente, também, não tive muita sorte de nem conseguir juntar uam "boa" grana para "produzir" (leia-se pagar, financiar) algo eu mesmo, nem tampouco encontrei um número bom ou razoável de pessoas COM AFINIDADE (o que é muito importante, ao menos para mim) para lugar e correr atrás de um mesmo sonho, ideal ou projeto. Já estive do lado de ótimas pessoas, mas estas não tiveram o mesmo afinco ou, quando tinham, algo as impedia de irmos, juntos, à frente embusca do sonho.
E como eu sou partidário daquela que "o sonho que se sonha sozinho é só um sonho e o sonho que se sonha junto é realidade", eu acabei me desencantando com muita coisa, com as muralhas aparentemente intransponíveis e parando de sonhar... Peguei meu carrinho, juntei meus brinquedos e fui pra casa. Agora, 20 anos depois de praticamente tudo começar não tenho mais muita motivação nem esperanças de fazer mais filmes - fora os que já trabalhei... Não tenho mais a pretensão de escrever, de criar histórias, porque sequer me acho bom o bastante ou criativo o bastante para criar ou roteirizaar algo.
Sério! Quem me conhece vai achar que estou maluco, que escrevo bem, que sou criativo... Mas uma coisa é UMA COISA... e outra coisa é OUTRA COISA...! ;o) Eu sei e conheço alguns dos meus limites, porque venho testando-os e testando-me a cerca de 20 anos...!!! Então, acho que sei o que posso ou não fazer - fora o que não sei, porque não testei. Neste caso, uma coisa que eu ACHO que AINDA poderia fazer são duas coisas: uma é atuar, que é algo que me desperta uam tremenda curiosidade (montar um personagem, conseguir transpor alguma emoção nele e, dele, para alguém que assistisse) e a outra é dirigir, que é algo que pareço sentir ser um "talento" inerente a mim, e que só testei de "raspão" eventualmente (e neste eventualmente, já fui até elogiado por coisas que, como assistente ou em outras posições de produção, eu vi eu notei e eu aconselhei... logo...).Mas como eu disse, não tenho mais pretensões de me insurgir nesta área. Meus melhores parceiros eu já perdi (e aqui não cabe fazer um parênteses do porquê, mas digamos apenas que são os caminhos da vida...), o tempo já passou, a paciência e a motivação também... Hoje, me contendo em ser um observador, um espectador e assistir, deslumbrado, algumas produções e pensar "Puxa, eu gostaria de ter sido parte disso"...!
Por isso, ou apesar disso, fica aqui a minha homenagem (ainda que tardia) ao Dia do Cinema Gaúcho, e a minha dica a todos e qualquer um que tiver sonhos de fazer filmes, atuar, dirigir, desenhar figurinos, maquiar, ou qualquer outra coisa dentro da área de produção de cinema e video, e mesmo de QUALQUER área, seja ela artística ou não: BUSQUEM SEUS SONHOS...! Não desanimem! E principamente, NÃO PERCAM TEMPO!!! Busquem as soluções certas e as pessoas certas, mas arrisem mais, arrisquem TUDO o que for possível...! Para não perder o folego, como eu acho que já aconteceu comigo...
Boa sorte a todos! E vida longa ao cinema gaúcho e brasileiro!



Marcelo, 07.01.2001
Ontem eu assisti BORAT, o filme/documentário (fake) mais inusitado, escatológico, psicótico, cultural e escrachado que já vi nos últimos tempos!!