sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Construções...

A imagem pode conter: texto que diz "Você não pode forçar as pessoas a ficarem na sua vida. Ficar é uma escolha. Portanto, agradeça as pessoas que escolheram você."

Gosto muito (ainda) de muita gente que passou por minha vida e se foi... Ou pq escolheu se ir, ou porquê escolheu "algum lado" (que não era o meu) e se partidarizou com isso e se foi, ou pq acabou algum sentimento forte que foi dividido... Enfim.

Mas gosto muito também (muito mais, claro!) de quem ESCOLHE ficar e AINDA está comigo, na minha caminhada (e eu na destas pessoas)...!! Muito bacana poder dar e receber a atenção e o carinho das pessoas que OPTAM por dividi-lo naturalmente, ora pedindo ajuda, ou um conselho, ora dando um conselho ou ajudando a mim...!

Enfim, fala-se tanto em "família" (eu falo, também) mas existem tantos níveis de conexão interpessoal que as vezes são tão fortes quando ou mais até que o "sangue"...! Uma vez (ou várias) eu já vi, li, ouvi pessoas falando que nenhum tipo de amor, amizade ou sentimentos, é natural, é factual, é "per se"...

Tudo isso é CONSTRUÇÃO, é construído através de "N" conexões, convivências, exemplos, etc... E que nem pais e mães, ou irmãos, ou filhos, ou o que for, são "obrigados" a se gostarem ou se darem bem...Tudo isso são "convenções" sociais maiores até do que o "apego" natural da própria espécie...!!

Por sermos inteligentes e termos inteligência e a capacidade de pensar, de extrapolar, podemos ELABORAR as relações...!! No mundo animal, não é incomum entre espécies, a matança, o canibalismo, o abandono etc... Isso não é "mau" por si só... São apenas "fatos" que acontecem por motivos diversos.

Nós, humanos, elaboramos mais e sentimos mais e nos colocamos como responsáveis pelos sentimentos que temos e, mais ainda, pelos que supostamente DEVEMOS ter... Mas, no fim, tudo é muito mais simples e, se formos ver, acontecem tão naturalmente como entre os animais...!
.

Buzz

(MSC)