quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Confiança só se perde uma vez... mas PENSE antes de fazer qualquer coisa...!




Confiança só se perde uma vez...
Depois que se quebra jamais vai ter o mesmo valor que possuía antes de ser quebrado!
PENSE E REPENSE SUAS ATITUDES ANTES DE REALIZA-LAS, para mais tarde não se arrepender!!!
Amizade na hora você não escolhe, ela simplesmente acontece. Mas com o tempo você escolhe se quer mesmo que ela continue.
- Eunice Fernandes


Concordo com o texto da minha amiga Eunice. E amplio que isso vale para todas relações, de qualquer ordem. Mais ainda quando a confiança (que é o cerne da questão) é quebrada.

Observo que as relações são muito frágeis hoje em dia. Todo mundo vira "amigo" depois de um primeiro (e as vezes breve) encontro, é "meu amor" pra lá, "minha flor" pra cá, "te gosto", "te quero", e muito tititi superficial e pouco, pouquíssimo tempo real para aprofundar qualquer coisa. Ainda assim, todos se dizem "amigos"... E mais adiante, na primeira contradição, no primeiro ou segundo tropeço, nas primeiras noções de desgosto com a personalidade do outro, tudo, mas tudo mesmo, vai por água abaixo...! E cortam-se os laços...

Pessoas inteligentes não cortam laços, penso eu. Pessoas inteligentes podem até se magoar, reclamar, se distanciar... mas relações verdadeiras não terminam no botão de "desfazer amizade", seja do Facebook, seja de qualquer rede social - muitíssimo menos na VIDA REAL...! Mas, ao contrário, as pessoas, estas verdadeiras "mini-estrelas" que estão se tornando (visto que, com essa já-não-tão-nova moda de "redes sociais", a vida de cada um passou a se tornar algo como uma mini-novela, ou algum tipo de "atração", onde as pessoas são "astros" e passam a querer "holofotes" sobre si, sendo os autores, diretores e atores de suas próprias vidas, aventuras e dramas...!!), estão se tornando cada vez mais e mais egoístas, egocêntricas, enfim, pensando sempre mais só em si (e em tudo sob o seu único e "perfeito" ponto de vista) e cada vez menos tendo uma amplitude de raio para entender que a vida é realmente MAIS e ALÉM do que esta "super" (mini) produção que a própria vida...!!!

Com isso, tudo se torna fácil de cortar, como uma cena extra de um filme... Não tá bom, não serve, não ficou bem, CORTA!!! Nada de refazer, nada de repensar, nada de reescrever...!!! Ou melhor... reescreve-se os as vezes amigos, ou parentes, ou colegas, ou o que for, como "vilões" da trama, "mata-os" ou joga-os em um "limbo" eterno para fora da história da sua vida...!!!

Mas o que tem essa metáfora a ver com tudo? Ora.. TUDO...!!! Confiança, só se perde, sim, uma vez... mas... será...?? Algumas vezes, sim, com certeza... Mas num mundo tão e tão egoísta, como falei, que vivemos, as vezes as coisas simples tomam proporções "cinematográficas" (que é o que eu estava falando antes) e as pessoas perdem MUITO da noção de realidade e perspectiva...!!!

Mas, pior que isso, as vezes perdem chances enormes de fazer MELHOR do que simplesmente pensar em si e no seu umbigo... Ok, sim, somos seres egoístas, criados numa cultura capitalista e que "um come o outro" pra sobreviver e crescer, mas... será que é mesmo ou PRECISA ser assim...?? Pessoas estão "se amando" num dia e no outro não se olham mais na cara... Erros, que acontecem de um lado, ou de outro, não são consertados... São jogados fora. É a cultura do "fast-food" dos sentimentos...!

Sim... Somos pessoas... Somos temperamentais... Contradiga-nos e nos tornaremos teu inimigo voraz...!! As vezes, os mais sensatos sabem que a raiva do momento, a decepção de um dia, pode ser a calma de outro dia, a conversa buscando o entendimento de mais adiante... Nem tudo precisa ser "definitivo"... Como se diz, de definitivo mesmo, só a morte.

Mas as pessoas insistem em SE punir, em SE magoar, e SE sentirem mal, quando algo não acontece ou anda como querem...! Ah, as malditas expectativas... SEMPRE elas...!!! E nessa coisa, todo mundo espera SEMPRE o melhor de cada um (ok, nada mais justo...), mas também que TUDO, SEMPRE dê certo, que seja perfeito, que seja bom, que seja... "como eu quero"...!!! E aí as coisas dão errado...!

Ah sim, eu esqueci de dizer... Por trás do "eu te amo", do "eu te adoro", do "meu amor", do "minha flor", do "queridão"... sempre tem um... "bah, fulando é loco"... "ah, mas fulana é sem noção"... "ó, te cuida com beltrano"... e uns "não vou muito com a cara dela"...! Nada pessoal... apenas a boa e velha política da (in)transparência e (nem tão) boa convivência social...!! Afinal, vivemos em sociedade - real e, hoje, virtual...!!! Então, nada mais justo...!!!

Enfim, confiar, ser amigo, ser conhecido, querer fazer algo, esperar algo de alguém, tudo é muito justo, muito válido, mas sempre virá junto com todos os defeitos e qualidades de QUALQUER pessoa...!! Lembrem que o amigo ou a amiga que vocês tem como ótimos, perfeitos, etc, agora, também tem defeitos e também tem expectativas não só com eles mesmos mas com vocês também e para com os outros...!!!

Cada um segue sendo seu "one (wo)man show"...!! Temperar o entendimento e a compreensão do que pode ser bom ou razoável é essencial. E se a confiança é fundamental, não aprofunde relações rasas e nem desvalorize relações profundas...!! PENSEM, pelo amor de Deus...!!! Antes de agir, PENSEM...!!! E busquem fazer o melhor, não só APENAS para cada um, para vocês mesmos, mas para TODOS, num geral, onde o geral nãos seja "você se ferrar" nem ser feito de "palhaço" pela maioria, mas fazer o bem, entendendo que o bem de UM é o bem de TODOS... e que o reverso também vale, sendo que o bem de TODOS também será o bem de UM, o TEU bem, a TUA satisfação...!!

Seja EGO, mas seja um ego positivo e vibrando com o ego alheio...! Confie, se for pra confiar, mas conheça o terreno onde pisa... Não venha com "amadinho" quando o "amadinho" amadinho não for...!!! Não jogue flores ao léu...! Não jogue flechas, também, em quem não merece... E sobretudo, PENSE antes de agir e guarde para si seus pensamentos e conceitos sobre os outros... A vida alheia pertence ao alheio...! Cuide de si, que já é um universo muito complexo em seu universo particular...!

.
Buzz
(MSC)