quarta-feira, 4 de abril de 2007

Sinceridade x Grosseria


A sinceridade é a arma dos justos, eventualmente certos; eventualmente com péssima mira do "momento certo"...

A grosseria é a arma dos incultos, dos feridos, dos revanchistas, aqueles que "querem" ter razão, mesmo que eventualmente não tenham...

Entre a sinceridade crua e a grosseria desnecessária, paira soberana a educação, a ponderação, o equilíbrio... Uma verdade pode "ser" uma verdade, mas pode também apenas "parecer", de acordo com um ponto de vista, uma abordagem, um prisma.

Eu acho que é possível se ser sincero, se falar coisas diversas, até mesmo as mais indesejadas, sendo educado, sendo cortez, sendo isento. A isenção é outro fator primordial.

Eu prefiro ser educado, tentando ser sincero sem magoar, buscando alternativas, buscando o "fazer entender" do outro, sem necessariamente precisar ser grosseiro nem cru. É muito melhor deixar o outro entender, por meio de argumentos que não precisem ser grosseiros, nem sinceramente crus. A sinceridade pode ferir tanto quanto a grosseria...

Portanto, no meu entender, o "caminho do meio" é sempre o melhor negócio. Preserva-se a si mesmo e ao outro... E se for conseguido que o outro desperte para algum "fato da vida" por seus próprios pensamentos, mesmo que seja "induzido" a isso pelo seu interlocutor, melhor ainda!!

É aquela máxima: "Fala quem quer (ou precisa)... Entende quem consegue"...!

1 Comments:

Blogger Carola said...

Buzz querido, obrigada pelo comentário,sabe eu nem ía postar aquela resposta, mas depois de descobrir quem tinha deixado o comentário achei melhor fazê-lo, certas atitudes nos causam decepções e ontem sinceramente me decepcionei com essa pessoa, mas nem raiva pelo ato covarde que ela praticou eu consegui sentir, senti pena, pq gastar o tempo vigando a vida dos outros é pq a vida dela deve ser vazia e ai usa desse tipo de "artimanha" pra "sobreviver", mas já passou, os 5 minutos de fama ela já teve...rs...e meu amigo preciso urgentemente arrumar tempo pra vir aqui te ler ecom calma, e vou fazer isso no fnal de semana..ok.
Um bom dia pra vc e um feriado maravilhoso.
Bjooooooo

4/05/2007 07:22:00 AM  

Postar um comentário

<< Home