quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Um pouco de Oscar Wilde

Em 30 de novembro, há 106 anos, morria Oscar Wilde...

Homem de cultura ampla, conhecia a fundo as obras de Platão, Aristóteles, Spinoza, Goethe, Hegel, Emerson e Baudelaire. Foi casado com Constance Lloyd, com quem teve dois filhos: Cyril e Vyvian. Escreveu contos, poemas, um romance ( "O Retrato de Dorian Gray") e peças teatrais. O romance e as peças o tornaram famoso no mundo. E a principal razão desse sucesso talvez seja a excelência e o humor tipicamente britânico contidos em frases estrategicamente espalhadas pelos textos.

O sucesso de seu trabalho atiçou ainda mais nele o gosto pela polêmica, e suas atitudes e comportamento zombavam abertamente dos padrões e preconceitos da época. Seu relacionamento com lorde Alfred Douglas chocou a conservadora Londres. Por conta disso, envolveu-se em um processo, que o levou à prisão e, posteriormente, ao exílio.

Frasista incomparável, com um tremendo senso de humor, Oscar, dizem, manteve essa característica mesmo à beira da morte. Vitimado por uma meningite, exilado, hospedado num quarto do modesto Hotel d'Alsace, em Paris, disse a um amigo: "estou morrendo como vivi: além das minhas posses". Consta que suas últimas palavras foram uma ameaça contra o papel de parede do quarto, que ele achava horrendo: "ou ele se vai, ou eu me vou".
Bem... O papel ficou.

Eis algumas de suas frases:

"Fale a toda mulher como se estivesse apaixonado por ela e a todo homem como se ele lhe causasse aborrecimento, e no fim de sua primeira temporada terá a reputação de possuir o mais perfeito trato social."

"Os bons acabaram bem. Os maus acabaram mal. Isto é ficção."

"Para obter êxito político, é importante pensar como um conservador e falar como um radical."

"A única maneira de lidar com uma mulher é o amor, se ela é bonita. Ou amar a outra, se ela é feia."

"Um casamento é tão desmoralizante quanto os cigarros, e muito mais dispendioso."

"As mulheres são capazes de descobrir tudo, exceto o que está logo à vista."

"Amar-se a si mesmo é o começo de um romance que dura a vida inteira."

"O pior das mulheres é que dizem que somos maus e querem tornar-nos bons. E se nos tornamos bons, elas nos rejeitam e não querem amar-nos."

"Não há nada que eu não seja capaz de fazer para conquistar minha juventude, nada...exceto fazer exercícios, levantar-me cedo ou ser um membro útil da comunidade."

"A diferença entre o santo e o pecador é que todo santo tem um passado e todo pecador, um futuro."

"Para as mulheres, o homem de 70 anos é o homem ideal. Somente os homens que passaram dos 70 anos podem verdadeiramente oferecer às mulheres uma dedicação de vida inteira."

"Uma mulher capaz de dizer a idade verdadeira é capaz de tudo!"

"Eu resisto a tudo, menos à tentação."
(Esta, particularmente, a que mais me identifico!!) ;o)

"A Bíblia Sagrada começa com um homem e uma mulher no jardim... e termina no Apocalipse."

"As mulheres nunca se desarmam verdadeiramente com os galanteios. Os homens, sempre. Esta é a diferença entre os dois sexos."

"Cínico é um homem que sabe o preço de tudo e ignora o valor de nada."

Muito bom esse cara...! :oD