sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Discriminação


.
Preconceito, discriminação, qualquer coisa assim é extremamente primitiva...!! Somos seres em constante evolução, ainda estamos caminhando...! E o caminho é longo!!

Olha quanto já evoluímos em 50 anos!!! 50 e poucos anos atrás, a segregação racial imperava... Pouco antes disso, Hitler pregou e quis fazer a hegemonia da "raça" ariana - e deu com os burros n'água tanto na força (na guerra) quanto na moral (quando um alemão ariano perdeu a medalha de ouro para um negro, se não me fala a memória, americano...!!

Mas, infelizmente, o ser Humano é sim, segregatório. Está no nosso DNA... E parte disso diz acerca da preservação da própria espécie, da própria estirpe... A linhagem de cada um... Claro que não se pensa nisso assim, racionalmente, mas na própria VEJA da semana passada, cuja reportagem de capa versava sobre a beleza e seus "padrões", havia algumas passagens que exemplificavam os porquês de homens e mulheres se escolherem entre si - e do porquê de alguns "tipos" de beleza ou predicados (tanto masculinos quanto femininos) serem valorizados na hora da "caçada"...

Puro instinto genético! Pura tentativa irracional de preservação da espécie no "colher" dos, supostos, melhores espécimes para procriar, rsrsr...!!! :oD

Claro, hoje, civilizadamente, não vemos as coisas assim. Não pensamos assim. Mas agimos inconscientemente assim. Agimos geneticamente assim! E talvez daí venha - aí já é teoria minha, parte de algum tipo de precedente (afora o cultual) de diferenciação do outro.

No grande bolo geral, tudo é cultural. Óbvio!! Vejam as gordinhas da arte renascentista! A magreza dos 50/60, com Twiggy - que talvez tenha lançado o "padrão" de modelos tísicas dos anos 80/90 em diante... Nos 80 (ao menos aqui no Brasil) ainda tivemos modelos "humanas", como Luísa Brunet, a própria Xuxa, Magda Cotrofi... Mulherões...! Corpões...!! Depois, o culturalismo mundial baixou a regra: "o bonito é o magro" e veio a era da bulimia...!

Enfim, são coisas que se observa dentro de contextos culturais...!

O preconceito e a discriminação é a culturalização do erro, onde o medo da diferença sobrepõe-se ao humanismo. E isso advém da intrínseca necessidade humana de querer se auto-valorizar... Só que a cultura dos diversos povos mundiais esquecem que são apenas diferentes em modos, não em estrutura.

Geneticamente, somos todos iguais, mas a beleza está na diversidade da combinação. Infinita Diversidade em Infinitas Combinações - já pregava um visionário escritor de ficção científica...!!

Se não conseguimos sobreviver, entender e aceitar a própria diversidade de nossa Terra (literalmente, em todos os sentidos), como poderemos um dia aceitar a diversidade (se um dia se provar possível) extra-mundo?!? Como poderemos conviver com seres com três ou 4 braços, ou SEM braços e duas cabeças, rabos, ou param quem a "sociedade humana" parece algo mais primitivo que a deles...?? Iremos, por fim entrar na verdadeira "guerra nas estrelas" com os povos de outros planetas??

Temos que nos resolver aqui. Lutar, sim, contra as diferenças, contra as bobices que não deixam humanos de cores diferentes se sentirem iguais, contra a impossibilidade do amor ou do sentimento dos do mesmo sexo... O próprio sexo já é discriminante e discriminatório! Por que?? Que diferença há (fora na biologia e no que isso implica) em ser homem, mulher ou mesmo outra opção?

A diferença, em suma, está no pensar... A forma como cada um pensa e na imperatividade deste pensamento: "eu penso, logo, estou certo - e ele não". É assim que a maioria pensa... E daí surge o conflito, pq a pessoa não pode se aceitar CERTA se o outro também estiver. Para um estar certo, outro tem que obrigatoriamente estar errado... Ou será que não??

Óbvio que não!! Mas entendermos, em nível mundial, coisas assim, acho que ainda vai muito tempo... Como espécie, a humanidade ainda é muito bebê, muito infantil...!

Mas estamos evoluindo... De 50 anos pra cá, muito mudou... antes de morrermos, tudo terá mudado ainda mais. Esta é a constante do universo!

Buzz
(MSC)

1 Comments:

Blogger Diego 'Noise D' Pereira said...

E ae, meu velho!!! Passando pra dar um alô! Ando sumido do msn... Po, sem palavras! Belo texto! Espero que esteja tudo bem contigo! Abraços, saúde e sucesso!!! P.S.: Ah!!! Consegui um trampo em outra agência! heheheh To ganhando um pouquinho melhor... Um poquinho! hehehehehe Sabe cumé...

2/11/2009 11:27:00 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home