terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nada Irreal Existe... Ou não...?



"A ilusão, achando que é realidade, toma a realidade por ilusão"...!
- Boris Mouravieff

No que tu acredita? Acreditas na realidade ou na realidade que te permite fazer da fantasia algo que te dê consolo para quando precisar de alento, no momento que a própria realidade não for aquilo que, como qualquer humano, se espera que ela seja...?? Neste caso apelamos pelo psicologica e psicanaliticamente difundido "pensamento mágico" do condicional tipo "e se...?", onde divagamos sobre impossibilidades práticas da linha da realidade e tempo? "E se eu tivesse conseguido aquele emprego?" "E se fulana não tivesse me deixado?" "E se eu não tivesse atendido aquele telefonema?"...

Quem pode afirmar, realmente, que o irreal não existe? Uma das primeiras "leis" da metafísica moderna diz que "nada irreal existe"... Será que a contradição das palavras apenas queira dizer que "o irreal não existe", onde todo o pressuposto místico e fenomenológico além da realidade passa a ser apenas um delírio da mente, tentando entender coisas que o cérebro não conseguiu processar em algum momento e busca, na fantasia, uma explicação "lógica"...? Ou quem sabe queira dizer que "o irreal (ainda que improvável, não-provado - ainda!!), pode existir" mas sob uma capa invisível aos primitivos olhos humanos? Quem sabe o irreal não existe em uma forma que ainda não podemos entender ou compreender...?

Este conceito é uma afirmação muito mais positiva do que negativa como parece à primeira vista que se lê - "nada irreal existe"... O que está ou pode estar, ou haver, por trás da realidade além das convencionalmente estapafúrdias (ou assim concebidas para que não as acreditemos) "teorias conspiratórias...? Fora isso, se não houver nada (o que há, claro), mas que tal acreditarmos que ao menos uma pequena parcela, uma pequeníssima parte, pode ser verdade, ou nem tudo ser mentira ou interpretação distorcida...? E se a realidade, como a conhecemos e vivemos, for apenas uma parte do grande conhecimento universal, parte de uma realidade que sequer concebemos e talvez nem tenhamos a capacidade necessária para compreender...?!?

A pretensão humana quer nos fazer seres quase "deuses" ante a todos os outros seres e animais deste planeta. Temos inteligência, o dom da fala, da escrita, do pensamento. A percepção do tempo e da própria finitude, e por isso buscamos a preservação da nossa própria história, para termos essa "noção" de continuidade: "nada foi em vão"... Temos o poder... Podemos inclusive destruir a nós mesmos - mas isso é "apenas" outro detalhe...! Fato é que a ciência e a história indicam (e "provam") que muita coisa é verdade e outras tantas coisas são INTERPRETAÇÕES da verdade, da realidade CONFORME a capacidade intelectual da humanidade pode entender e conceber NAQUELE momento...!! Todo o resto, desde que o primeiro "homem" pintou uma caverna, até o "ano zero", do Cristianismo, e toda a história da humanidade, até hoje, é feita, desfeita, destruída e reconstruída por nós mesmos, seus criadores e seus interpretes...!!! A realidade é construída com base naquilo que, ironicamente, "humanamente podemos conceber"...!!!

O irreal escapa. O inconcebível, vira fantasia. O fantástico existe apenas para a ficção... MAS fato é que independente de ser ("ou não ser, eis a questão"!!!) verdade, real ou concebível, etc, a interpretação de tudo que existe só é admirada e interpretada por nós dentro dos parâmetros, ditos, aceitáveis. Qualquer coisa além vira um arremedo de piada OU religião OU ficção OU teoria conspiratória... A realidade tem que ser aceita (ou não) dentro dos prismas ortodóxos, mas é fato que pode e deve ser entendida também por abordagens muito além do "formal" (dentro da "forma") ou do "normal" (dentro das "normas")...!!

A realidade se constrói de biologia, química, física (quântica e metafísica), e extrapolações em coisas como religião, mediunidade, telecinese, telepatia, comunicação multi-planos, mediunidade, hiper-realidade, realidades alternativas, universos paralelos, tempo-espaço, hiperespaço, multiversos, qualquer coisa que possa ir muito além do concebível NESTE simples estágio evolutivo e mental do ser humano...!!

Percebam o quando evoluímos, principalmente tecnologicamente em questão de um século ou dois...!! Imaginem esta tecnologia de hoje olhada sob o prisma do início do século passado ou do anterior ou menos ainda...!! Seríamos tidos como "deuses" ou "seres de outro planeta"...!! Aparelhos que falam com qualquer um em qualquer ponto do planeta (celular)... Comunicação instantânea (TV internet)... Captura de imagens (fotos)... E outras tantas benécias da atualidade, em TODOS os campos...!! Ainda assim somos seres primitivos, que morrem por dinheiro e matam por prazer... O ser humano é uma célula, um átomo no grande macro-cosmo do sistema solar, da galáxia, do universo...!!

O pensamento humano é forte, denso, organizado. O cérebro é uma "máquina" estupenda...!! Estudos mostram que a glândula pineal é (ou pode ser, ao menos os estudiosos dizem) uma espécie de ANTENA de comunicação multi dimensional que AINDA está em desenvolvimento (ou tu achas que nós somos a "evolução suprema" da "raça humana"??) e pode ser um canal em desenvolvimento, mas já desenvolvido em alguns casos, que nos deixa abertos à comunicação com outras realidade não-visíveis...!!! As ciências e estudos não convencionais, antes eram tidas apenas como delírios paranormais, mito e misticismo. Hoje, com a constante evolução e meios para tudo, uma nova era de conhecimentos através dos anos vem se desenvolvendo e o "irreal" ou impossível cada vez mais se aproxima do real, o que antes era ficção, passa a ser real, de algum jeito...

E quem ousa duvidar na progressão que isso toma e onde isso vai prar, se é que vai parar? A densidade do conhecimento se expande para fora e para dentro do ser humano...!! Alma, áura, energia...! Somos ou podemos ser apenas seres deste planeta. Podemos ser apenas uma massa física que nasce, vive e morre. Podemos ter uma "alma imortal". Podemos ser parte de um "plano maior" do Universo ou daquilo que convencionamos a chamar de "Deus"...!! Somos seres sencientes... Conscientes e emocionais, com entendimento do mundo que nos cerca...!

HOJE já descobriram (provaram) que mesmo os animais - antes tidos apenas como "seres de segunda linha", talvez, por muitos humanos - são sencientes, conscientes da realidade que os cerca, sentem dor, medo, e "pensam" de sua própria forma"...! E apesar de não terem o "mesmo nível" de comunicação ou inteligência do homem, são formas de vida com potenciais e propósitos, e talvez até níveis de comunicação apenas diferentes dos nossos...!! E é assim que trataremos ou quem sabe sejamos assim tratados por, um dia, formas de vida que sejam maiores, mais inteligentes ou apenas diferentes, quiçá mais poderosas, que nós, num futuro, talvez nem tão distante...!?? E quem poderia dizer que não somos, nós também, hoje, apenas "gado" para outras culturas? Seres, físicos ou não, desta ou de outra dimensão, de outro plano (talvez presentes a milênios - vide registros das culturas mais antigas: Egípcia, Maia, Asteca, Inca), que poderiam estar nos manipulando para nos fazer ser, ver e acreditar, ou para pensarmos e agirmos como ELES, estas FORÇAS ALÉM (superiores), desejam; e termos todo esse nosso sistema mundial, planetário, de vida, culturas, finanças, religião, etc, apenas como bactérias dentro de um viveiro, com algum propósito mesmo além da compreensão humana...??

Não somos preparados para PENSAR, muito menos para teorizar, muito menos ainda para conceber e entender que a realidade as vezes se constrói de mitos...!! Forças da natureza e ciência, tecnologia e magia, religião e fatos - tudo isso capaz de ser interpretado e manipulado...!! Quem pode dizer que viver é "seguro, fácil ou simples"...? Quem acredita que simplesmente a vida "é isso" ou é o que existe o "além da vida" (se existe, como muitos supõem)...?!? Da mesma forma, somos criados para acreditar que "nada irreal existe" - mas temos que crer em Deus... Não existem gnomos, não existem fadas, não existem "portais" de luz que se abrem no ar, podendo se atravessá-los para outra dimensão...! Tudo isso pertence à fantasia, à ficção - ou à religião...! Não existem vampiros, nem lobisomens, nem aliens, capaz de nos abduzir ou obliterar da vida, sugar nossa energia vital em nome de sua própria e, acreditadamente "maléfica", alimentação e nutrição...!! Não!!! Atenha-se à realidade escrita nos livros...!! Somos seres racionais ou não?

Sim... Somos... É o que nos faz crescer, evoluir... Mas o que é realidade ou ficção. O que sabemos e não sabemos...? Voltamos ao início... A realidade nos faz livres, mas também nos prende aos conceitos estabelecidos... Qualquer pensamento fantasioso é considerado ou um prodígio criativo (apenas) ou mentalmente perturbado e digno de internação e afastamento da sociedade...! Será que isso é porque isso poderia gerar algum tipo de onda (sempre tem...) de revolta contra os "powers-that-be" (os poderosos, que estão no poder) para continuar lucrando e vivendo a realidade sem que ninguém queira assumir que o mundo não se restringe a nós, ao aqui, ao agora...?

O que seria do mundo, de todo o sistema de nossa cultura se, de repente, descobrimos existe um hiper-mundo, metafísico ou parafísico, forças invisíveis como os próprios raios gama (que existem mas não enxergamos...) vivendo no andar de cima, ou de baixo, ou paralelamente, aqui mesmo, conosco, e talvez até ingerindo em tudo isso, conosco (mas só quando "eles" querem)...?! É algo de dar um nó no cérebro, não...?!?

Bem se alguém leu até aqui, parabéns...! É uma pessoa com fome de entender o que nem eu mesmo entendo, mas que me sinto aberto para talvez tentar conceber - ainda que seja impossível "concluír" um argumento destes...!! Agora, concorde ou discorde, não importa. Nem eu sei qual a realidade. Nem eu sei se EXISTE uma realidade... Ou uma realidade só... Ou mesmo se todos vemos a realidade da mesma forma...!!! Então apenas PENSE... Mergulhe em toda e qualquer possibilidade de qualquer coisa além do real, do convencional...

Abra sua mente. Alimente sua alma. Expanda seu espírito. Equilibre sua energia. Enfrente o inconcebível. Acredite no impossível. Vista-se de outras vidas, passadas, futuras. Conceba-se além do hoje. Viva para o atemporal. Desperte para a loucura de talvez buscar a união de algo muito além do que qualquer um, eu, tu, ou mesmo todos, possa ver...!! Evolua, aprenda as lições da realidade pela ilusão de uma perspectiva maior. Construa a verdade, que constantemente é erguida sob muitas mentiras (ou apenas "disfarces" de verdades que "não estamos preparados" para saber)...!! Não acredite em tudo, mas abra "a possibilidade de" para coisas que vão além da compreensão humana...!! Lembre-se: pessoas mentem! Governos mentem. Políticos mentem. Livros, muitos errados, também mentem; proposital ou inadvertidamente.

O conhecimento não é perfeito. Tudo é baseado em interpretações que inferem na consciência e motivação humana...! Talvez haja entidades maiores sobre nós, positivas ou não. Físicas ou não. Espíritos ou formas de vida de outra parte, dimensão, plano deste universo, com padrões de cultura, comunicação, moral e tudo mais, muito diferentes de nós...! O impossível não existe... Nada impossível existe... Contrasensos? Talvez... Decida tu mesmo. Descubra a verdade. Descubra-se.

O ser humano tem uma necessidade extrema de acreditar na força do bem. Precisamos acreditar que quaisquer forças acima de nós, sejam elas em outros planos espirituais, energéticos ou mesmo, conjecturemos, alienígenas, sejam "do bem", porque nos sentimos desprotegidos sem eles ou mesmo na eventual presença deles. Tudo que queremos é que forças superiores, realidades místicas, fantasias ficcionais nos ofereçam esperança e salvação, tanto em nível pessoal quanto em termos mundiais, ainda mais quando consideramos o atual estado lamentável do mundo, em tantos aspectos...

E se existe ou houver a mínima chance de existirem forças, reais, físicas, alienígenas ou energéticas, espirituais, além de nós, nada melhor (para eles) do que saberem que queremos e esperamos que ELES sejam benevolentes conosco - e usar nosso desejo de bondade para nos manipular, inclusive (lembram do vivêiro de bactérias)...!! Que forma não seria melhor para ter nossa fé ou cooperação, do que nos dizer que qualquer coisa que existe ou possa existir além da realidade não seja coisas "para nosso próprio bem"...?!?

Expanda sua mente.
.
Buzz
(MSC)

sábado, 11 de agosto de 2012

Meu Pai... Uma mensagem de Feliz Dia dos Pais


Amanhã é Dia dos Pais... Meu velho não está mais aí pra eu dizer a ele o quanto o amava... E o quanto aprendi isso talvez "tarde demais"... Hoje estou mais ou menos na idade que ele tinha quando eu nasci...
.
Vivi com ele até os seus 72 anos e uma das coisas me confortou em sua passagem foi pensar que ele viveu uma "grande vida" e uma "vida grande"...! À época eu achava que 72 anos já era muita coisa...! Hoje, minha mãe tem 86 anos (completos agora 31 de agosto) e ainda está cheia de vida, saí pra rua, vai ao banco, ao súper, tri na boa...
.
Hoje eu vejo que meu pai poderia ter vivido mais, não fosse os problemas médicos que tinha e teve, e que de alguma forma abreviaram sua estada aqui... E nisso, ele se foi lá se vão 17 longos anos, numa noite fria de 1994... Um ano antes de minha filha nascer e eu, então, me tornar pai também... Meu pai teria gostado de conhecer minha filha... Lembro que eventualmente falávamos disso, eu, ele, minha mãe. Meu futuro, casar, ter filhos... Ele não viveu para ver isso.
.
Lembro que brigávamos muito, discutíamos, na verdade. Eu nunca fui um adolescente problema, mas tínhamos nossas diferenças, como é normal... Hoje, acho que poderia ter sido um filho melhor (coisas que só o tempo faz a gente pensar) - talvez se também tivesse tido algum outro tipo de incentivos ou vivências na época, que talvez não tenha tido...
.
Meu pai era um homem simples, mas dotado de uma sabedoria do tempo... Veio lá do sul do estado, fez sua vida no mundo da medicina e do esporte, sendo enfermeiro, massagista, kinesiólogo e por fim parte da equipe médica de vários times de como o Brasil de Pelotas, o Renner e finalmente o Grêmio de Porto Alegre, até se afastar do futebol... Meu pai foi de um tempo que todo mundo era mais ou menos igual e jogador de bola não ganhava milhões, como hoje... Não ficou rico (bem longe disso) mas conseguiu ter uma vida relativamente boa. Sempre vivemos bem, moderadamente, mas sem grandes necessidades, como ele teve durante a infância, adolescência, e mesmo na vida já adulta, com meus irmãos...
.
Depois de sair do Grêmio, montou sua clínica de fisioterapia e massagens e continuou sua luta e escalada de sucesso pessoal (mas sem glórias de jornais e revistas, agora), mesmo sendo considerado um "milagreiro" na "arte" de curar as pessoas... Realmente, meu pai tinha o dom de cura nas mãos. Era devoto de São Jorge, que hoje eu também enalteço...
.
Meu pai dizia que torcia para o Inter, pois saiu magoado da equipe do Grêmio, por causa de uma recusa de um aumento de salário (ínfimo para os padrões da época) por um membro da Diretoria, mas morreu torcendo para o mesmo Grêmio, seu time do coração, eu bem via e sabia, mesmo ele disfarçando... Aliás, morreu também fumando suas "baganinhas" escondido, pois fumava desde os 12 ou 15 anos e tinha problemas justamente de enfisema e dificuldade para respirar - o que finalmente o tirou desta vida...
.
Meu gostava de desenhar campos, cerquinhas, vaquinhas e "marias-fumaça" em seu pouco talento de desenhar (mas, empenhado, sempre tentava!!)... Paisagens bucólicas que certamente o remetiam a histórias de infância e juventude... Ah e navios também, mas acho que ele nunca chegou a viajar de transatlânticos. Este era apenas um sonho, talvez...
.
Meu pai era como eu, muito CORAÇÃO, muito emoção, (daí vem meu lado emocional, por certo) mas também sabia ser durão e era um lutador (em todos os sentidos). Não tinha medo do perigo, de nada.... Era um bravo. Não fugia de uma luta, fosse pra defender quem fosse, tanto que tinha a cartilagem do nariz quebrada, de uma briga em priscas eras, quando jovem...!
.
Meu pai gostava de praia, de cavalos, de cachorros e gatos, e de cantar "o sapinho que não lava o pé" mas "em espanhol", que era mais divertido!! E fazia eu e minhas sobrinhas chorar, quando éramos pequenos, cantando outra música que dizia algo tipo "...mas quando eu for bem velhinho, bem velhinho de usar um bastão, eu ei de ter um netinho ah... pra me levar pela mão"...! Eu e minhas sobrinhas nos escondíamos para chorar e para não ouvir mais esse triste lamento musical, que nos cortava o coração!!
.
Meu pai conheceu parte do "velho mundo" (a Europa, com viagens do Grêmio), era querido por todo mundo e tinha fama de "paquerador"...! Gostava de fazer churrasco, ajudava sempre os amigos e parentes, e talvez seu "filho preferido" talvez tenha sido minha irmã mais velha, a primeira a nascer, que, talvez por ser mulher, era o xodó dele (hoje, eu como pai, bem sei disso)...!! Mas os "dengo" dele era o meu irmão do meio, que foi seu companheiro a vida toda, inclusive por anos a fio, trabalhando juntos... Uma parceria certamente invejável mas que eu nunca invejei, pq também cresci e vivi com meu pai até sua ida embora...
.
Meu pai gostava de cantar, mas não sabia muito. Meu pai gostava de violão, mas não tocava nada. Meu pai não me entendia e talvez não tenha me conhecido muito, mas talvez porque eu também era muito tímido, muito fechado; mas ele certamente me amava muito... Dos filhos, por ser o mais moço, a "rapa do tacho", eu era ou fui o que teve mais benécias ou regalias, "o melhor" que ele já podia dar àquela altura da vida (e mesmo que não tenha sido tanto assim como se possa pensar)...!!
.
Meu pai me protegia quando minha mãe brigava comigo, mas ele mesmo me batia o pelego quando brigava comigo!!! Ele tinha mão grande, e doía bastante (isso quando não era o chinelo ou a cinta "cantando")...!! Mas nem por isso eu virei um degenerado assassino, briguento ou maltratador de pessoas ou animais... Certas coisas são escritas certo mesmo por linhas tortas, como diz o ditado...!.Meu pai gostava de uísque, cerveja, vinho e caipirinha, mas tinha uma estranha predição por bebidas "bitter" (o seu velho "underberg-zinho"...) coisa que eu e minhas sobrinhas (que são quase da minha idade) nunca entendemos...!!!
.
Meu pai tinha receios de dar passos maiores que as pernas (segundo minha mãe...) e mesmo que não falasse muito, tinha lamentos visíveis da nossa família (a parte dele, os irmãos e irmãs dele) ser afastada e não ter muito contato... .Meu pai gostava de festas, gostava de Natal, ficava um pouco triste no Ano Novo e queria sempre estar com os filhos - coisa que nem sempre conseguia, porquê meus irmãos casaram, tinham suas outras famílias e compromissos, e isso deixava as vezes o pai meio tristinho...
.
Meu pai só não faz mais falta (e faz uma "burral" falta - como ele diria), porque ensinou e deixou no seu lugar uma substituta quase a altura: a minha mãe, que assumiu TUDO que ele, já no hospital, a "ensinou" para que ela assumisse a casa depois de sua morte...!! Hoje, minha mãe é um pouco pai também, e merece também meu beijo e abraço amanhã...!!
.
E amanhã também, eu receberei um abraço de minha filha, nesse dia que também é meu... Hoje, eu lamento também um pouco da distância que tenho de minha filha (adolescente, mora "longe" e tal...) e entendo MUITO talvez o que meu pai sentia enquanto EU crescia... E por isso eu termino esta mensagem em homenagem a ele, em lágrimas, misto de orgulho e saudade, misto de também tristeza de não tê-lo aqui e talvez também de não poder ser "O PAI" para minha filha...
.
De alguma forma, por algum motivo, eu acho que talvez tenha falhado... Com ele... Com ela... Mas se foi, eu me desculpo, porque não foi proposital... Algumas coisas - e a gente aprende isso com o tempo (Ah, o maldito tempo!!) - apenas são como são...!!
.
Feliz Dia dos Pais ao meu pai, onde quer que ele esteja, à minha mãe, ao meu irmão e ao meu cunhado (marido da minha irmã) e a todos os pais que eu conheço...! E se sobrar um tantinho pra mim também, mesmo que seja pequenininho, mesmo que seja quase esquecido, eu não vou ficar brabo... Ao contrário, vou ficar bem feliz e tenho certeza que lá onde ele estiver, se estiver (e eu e a mãe achamos que ele está, sim), certamente ele sorrirá e ficará feliz também...!
.
Valeu Pai... Queria que tu estivesse aqui para poder ouvir eu dizer... EU TE AMO (que eu acho que nunca disse)...!
.
Meu pai não era meu. Era nosso. Era do mundo... Um dia veio. Um dia foi-se. Talvez um dia nos reencontremos...! Se sim ou não, já valeu a pena mesmo assim...! :)
.
Marcelo
11/08/12 - 20:20h.
Buzz
(MSC)