sexta-feira, 30 de março de 2007

.D.E.U. ....!!

Deus - Eu ia escrever "deu" e saiu "Deus"... Não sou crédulo, me considero mais agnóstico que qualquer outra coisa, mas... sei lá, também não acredito em coincidências. Tudo na vida existe por alguma razão, assim como o que acontece.
Hoje, recebi uma boa notícia... Uma grande notícia. Grande e apavorante!! Tô bem, t legal, mas também tô meio escagaceado de medo... Medo não... Medinho... Sei lá, uma coisa - ainda - meio "neutra" mas que em breve se refletirá em bem, bem mais apavorante...
De qualquer forma, alguma coisa parece estar mudando e, assim, algumas outras coisas talvez começem a fazer sentido; a "refazer" sentido, talvez.
Só queria compartilhar aqui, que me sinto BEM. Estou FELIZ...!
Na verdade, SOU FELIZ... Só que as vezes a gente consegue ser MAIS...!! Rsrsrsrs....!!! ;o)
Valeu!
.

quarta-feira, 28 de março de 2007

A Terra do Cinema...!

Porto Alegre é tida como a "Terra do Cinema", em muitos lugares - inclusive aqui mesmo!

Temos um "pólo", aqui, bem forte, até, de pessoas, tecnicos, enfim toda a gama de profissionais (e amadores) que são necessários para se fazer filmes... Quando não se tem, se "importa" de fora do estado, de SP ou RJ, ou qualquer outro lugar que seja possível. Mas não é isso que interessa agora.

O que interessa é que ontem, terça-feira, dia 27/03, foi tido como Dia do Cinema Gaúcho - instituído por uma lei estadual em 2002, para homenagear a primeira exibição pública de um filme de ficção no Estado, que ocorreu em 27 de março de 1909, como filme O Ranchinho do Sertão, de Eduardo Hirtz - cineasta que hoje dá nome a uma sala de cinema...!

Neste dia, houve alguams apresentações gratúitas ou "mais baratas" de alguns (bons) filmes gaúchos. Acho engraçado que não são apenas "filmes" nem "filmes brasileiros", mas "filmes gaúchos"... O que já denota que o que é feito aqui ou que vem daqui, é um produto diferenciado do resto do país... Aliás, nada mais justo, afinal também temos a MPG, a Música Popular Gaúcha, o Rock Gaúcho, as MULHERES gaúchas, enfim, uma profusão de "gauchísmos" que sai daqui e parece que "invade" o país atras de um espaço que, se aqui se auto-gerencia e se auto-sobrevive, quando vai lá para fora (do estado, e porquê não do país também...) explode como coisa super "diferente", super "especial", enfim...

Em certos termos, parece que estamos, noutro país - coisa que já muito se falou e aventou, inclusive com uma bizarra proposta de nos "emanciparmos" do país (Brasil), formando uma "República Sulina" ou "sulista", como propósito de nos auto-sustentarmos mais ainda - claro que aí englobando as belas e deliciosas praias de Santa Catarina, já que gaúcho, se não além de muitas outras coisas, também não nada bobo...!!! ;o)
Buenas, mas meu foco não é este, hoje. EU queria e quero falar de cinema, do Dia do Cinema Gaúcho, que foi segunda, e suas implicações. Eu mesmo, já estive envolvido com isto, com cinema, vídeo e todas as diversas tentativas que pairam pelo "inconsciente popular" de se trazer ALGO a uma tela, seja ela de TV ou num cinema ou auditório propriamente dito...
Faço isso desde adolescente, de quase guri, pensando e sonhando com o mundo do cinema... Cheguei a criar delírios de que um dia estaria nuam cerimônia do Oscar, recebendo a honraria, e agradecendo a pais, amigos, etc, que teríam me ajudado a chegar lá... Buenas, delírios BEM à parte, conforme cresci e vi que falta de grana impera neste nosso país, vi que "fazer filmes" - coisa que também NUNCA me foi incentivada pela família - não era realmente algo "fácil", em primeira instância, e nem muito menos "barato" em qualque instância...

Com o tempo, conheci pessoas que tentavam se insurgir no gênero e na área... Gente até humilde, mas também cheia de sonhos... Vi coisas terríveis que uns e outros faziam com muito amor e poucos recursos, e mostravam a todos apaixonadamente, como forma de buscar um reconhecimento, divulgação, sucesso e uma continuidade dentro do "filão" - ainda que correndo "por fora", no campo amador... Eram geralmente coisas terríiiiiiiiiiiveis, sofríiiiiiiiveis, e até lamentáveis de se assistir, de tão precárias, de tão RUINs em essência.

Histórias péssimas, atuações precárias, iluminação, diálogos, tudo, tudo ruim...! MAS... Tava lá, a obra pronta pra mostrar pros primos, tios, filhos, um dia quiçá para os netos e dizer "Viu? O vovô era cineasta"...!! Hah...!
Bem... Vi muito disso por aqui. E ainda vejo. Quer dizer, não vejo, porque nem tenho mais saco nem paciência para isso, mas já vi muito e sei que tem gente que continua tentando e fazendo as mesmas "porcariazinhas" por aí - muitos deles, paradoxalmente, os mesmos de 20 anos atrás...!!

Felizmente, a evolução dos recursos começa a dar uma certa "cara melhor" para muitas das produções underground daqui... E por falar nisso, fora os RUINS, já muito cinema e víddeo amador feito aqui de boa e porque não dizer de ÓTIMA qualidade...! O problema, que muitas vezes acaba ou é barrado por verbas, técnicos, técnicas, etc, é burlado com inteligência, com criatividade, com um toque de talento e até genialidade, as vezes - isso quando as pessoas envolvidas não se acham talentosas ou geniais demais pro seu próprio ego e acabam fazendo de algo que poderia ser bom um algo apenas "mais ou menos"...

A Bad Trip de alguns tipo que se acham os "cabeçudos" do "futuro" cinemão, alguns até que eu conheço e que me enoja de fazer perder o gosto pela área, é que faz muita coisa deste ramo se tornar uma grande "pequena-panela" de uns OUTROS cabeçudos que também se acham os bam-bam-bams do pedaço - pedaço esse, geralmente restrito á Capital: Porto Alegre...!

Enfim, neste caldeirão fervilhante entre idéias e poucos recursos, eu vivi 20 anos sonhando em fazer muita coisa e efetivamente fazendo pouco. Infelizmente, também, não tive muita sorte de nem conseguir juntar uam "boa" grana para "produzir" (leia-se pagar, financiar) algo eu mesmo, nem tampouco encontrei um número bom ou razoável de pessoas COM AFINIDADE (o que é muito importante, ao menos para mim) para lugar e correr atrás de um mesmo sonho, ideal ou projeto. Já estive do lado de ótimas pessoas, mas estas não tiveram o mesmo afinco ou, quando tinham, algo as impedia de irmos, juntos, à frente embusca do sonho.

E como eu sou partidário daquela que "o sonho que se sonha sozinho é só um sonho e o sonho que se sonha junto é realidade", eu acabei me desencantando com muita coisa, com as muralhas aparentemente intransponíveis e parando de sonhar... Peguei meu carrinho, juntei meus brinquedos e fui pra casa. Agora, 20 anos depois de praticamente tudo começar não tenho mais muita motivação nem esperanças de fazer mais filmes - fora os que já trabalhei... Não tenho mais a pretensão de escrever, de criar histórias, porque sequer me acho bom o bastante ou criativo o bastante para criar ou roteirizaar algo.

Sério! Quem me conhece vai achar que estou maluco, que escrevo bem, que sou criativo... Mas uma coisa é UMA COISA... e outra coisa é OUTRA COISA...! ;o) Eu sei e conheço alguns dos meus limites, porque venho testando-os e testando-me a cerca de 20 anos...!!! Então, acho que sei o que posso ou não fazer - fora o que não sei, porque não testei. Neste caso, uma coisa que eu ACHO que AINDA poderia fazer são duas coisas: uma é atuar, que é algo que me desperta uam tremenda curiosidade (montar um personagem, conseguir transpor alguma emoção nele e, dele, para alguém que assistisse) e a outra é dirigir, que é algo que pareço sentir ser um "talento" inerente a mim, e que só testei de "raspão" eventualmente (e neste eventualmente, já fui até elogiado por coisas que, como assistente ou em outras posições de produção, eu vi eu notei e eu aconselhei... logo...).Mas como eu disse, não tenho mais pretensões de me insurgir nesta área. Meus melhores parceiros eu já perdi (e aqui não cabe fazer um parênteses do porquê, mas digamos apenas que são os caminhos da vida...), o tempo já passou, a paciência e a motivação também... Hoje, me contendo em ser um observador, um espectador e assistir, deslumbrado, algumas produções e pensar "Puxa, eu gostaria de ter sido parte disso"...!

Por isso, ou apesar disso, fica aqui a minha homenagem (ainda que tardia) ao Dia do Cinema Gaúcho, e a minha dica a todos e qualquer um que tiver sonhos de fazer filmes, atuar, dirigir, desenhar figurinos, maquiar, ou qualquer outra coisa dentro da área de produção de cinema e video, e mesmo de QUALQUER área, seja ela artística ou não: BUSQUEM SEUS SONHOS...! Não desanimem! E principamente, NÃO PERCAM TEMPO!!! Busquem as soluções certas e as pessoas certas, mas arrisem mais, arrisquem TUDO o que for possível...! Para não perder o folego, como eu acho que já aconteceu comigo...

Boa sorte a todos! E vida longa ao cinema gaúcho e brasileiro!

terça-feira, 27 de março de 2007

Por acaso eu já falei que AMO meu bichim...?!


Se não falei... tá falado... E quem me conhece, sabe que "nem preciso" falar...!
Mas eu falo e não me canso!
AMOOO.......!!
Ela é linda....! Ela é esperta....!! Ela é independente....!!!
Tá... é meio descansadinha também, mas com o tempo ela vai aprender a "crescer" e fazer as coisinhas que deve...!!
Essa geração parece que sempre dá um banho na gente, em tudo...!! Será que sempre foi assim?!?!
Meu bichinho! Minha pipoquinha!! Minha fofuxa!!!
Amo-a...! E como não amar coisa tão bela?!?

quarta-feira, 21 de março de 2007

H O P E !


Amanhã (hoje... Já é hoje, quarta... logo mais) pela manhã terei uma importante reunião de negócios... Algo que há muito não acontece. Uma reunião que pode ser um divisor de águas em pouco tempo...

Estou com certo (compreensível) receio, visto que dela demandará uma série de modificações que transformarão, possivelmente, boa parte da minha vida atual...!

Não é "mole"... A tensão e a expectativa são grandes. Mas, apesar de eu mesmo ter meus medos, receios, e um tremendo conhecimento pessoal que me diz que talvez eu não tenha a "estrutura" para entrar em semelhante "rotina" (nova...) em breve, felizmente tem uma pequena "pá" de gente que tem um carinho enorme por mim, um apreço enorme, e mesmo uma admiração imensa, não somente pela pessoa que sou, mas tendo em vista o potencial, as potencialidades visíveis em mim.

Hoje, fui inundado de bons fluídos, bons sentimentos, boas vibrações...! Amanhã, com certeza, na reunião, terei meus receios guardados no peito e, Deus queira (ou a Deusa) que tudo dê certo... Tão certo quanto possível, pois eu já estou imbuído de um "novo" espírito de "querência" de que estas coisas novas realmente aconteçam! E muito disso é por receber tanto carinho e boas energias de pessoas que tanto me admiram e que eu também admiro, em contrapartida...!

Logo mais algo acontecerá. E se deste "algo" não resultar nada, outro "algo", em breve, também poderá acontecer...

Acho que estou voltando a acreditar que existe "vida depois da morte"...! ;o)

Tenham todos (inclusive eu) um BOM DIA...!! :o)

terça-feira, 20 de março de 2007

Mulher das Estrelas...


Mulher das Estrelas... Cadê você, meu raio de sol...
Por onde andarás...?
Será que já foi para trás das montanhas,
onde não posso te achar...?
Será que irás iluminar outras paragens,
e outros fazer sorrir...
Será que terei somente as estrelas para me acompanhar...?
Mas mesmo na noite fria e deserta, sei que irei te amar...
Porque você, mulher das estrelas, de novo irá nascer...!
E novamente fazer com carinho...
Meu coração bater...!
Luz do sol, iluminada ao nascer...
Vem me banhar com toda tua força e teu poder...!
E mesmo que logo fujas, de novo, sei que irei viver...
Sempre feliz pois sempre terei-te, tão radiante...
A cada amanhecer...

¦o}

Marcelo, 07.01.2001

quarta-feira, 14 de março de 2007

Novidade do Multiply


Hum...! Legal...!!
Gostei...!! :o)
Vou implementar!

Em tempo...

Borat é um Buzz Lancaster que deu certo...!!!

OU Sasha é um Marcelo com muito mais sorte - e talento...! :oP

VAMO EM BORAT...!!

Ontem eu assisti BORAT, o filme/documentário (fake) mais inusitado, escatológico, psicótico, cultural e escrachado que já vi nos últimos tempos!!

Afora o fato de ser totalmente politicamente incorreto, o filme é sensível, romântico, mas, claro, de uma maneira totalmente absurda e estriônica!! Obviamente é uma comédia rasgada e, felizmente, para poucos!
O humor, nestes tempos de cólera, é artigo de luxo, onde a filosofia de pseudo-sabedorias e a "importância" de assuntos "sem importância" ganham força, forjando sábios (oh, que sábios!) e críticos de tudo e todos (como eu mesmo aqui, agora, talvez... :op) e perdendo, assim grande parte do que é essencial: o HUMOR...!
Minha última entrada aqui foi justamente sobre o humor - a FALTA dele... E Hoje me pego aqui, lembrando do absurdo de Borat e toda a sua falta de cultura e seu (des)aprendizado sobre a América dentro de um "falso" Cazaquistão!!!
O cara, Borat, no caso o alterego criador, Sasha Cohen, um judeu moderno, consegue ser completamente genial ainda que totalmente estúpido, dentro da proposta do filme/documentário, levando a vida e os costumes (parte verdadeiros) da aldeia de Borat Sagdiyev (Kuczek) e do Cazaquistão a uma América totalmente despreparada para conviver com o que é diferente de sua "cultura" hegemônica!

Borat Sagdiyev (Sacha Baron Cohen), no caso, é um jornalista, um repórter de TV da TV estatal do Cazaquistão, que deixa o país rumo aos Estados Unidos, na intenção de fazer um documentário. Durante sua viagem pelo país ele conhece pessoas reais, que ao reagir ao seu comportamento primitivo expõem o preconceito e a hipocrisia existentes na cultura americana.
Resumindo, rapazes (e moças), o filme é uma delícia! Podre, tosco, ridículo, é kitsch, mas justamente POR ISSO!! Ele é FEITO para parecer assim! E eu só posso dizer que eu quase me mijei rindo no cinema!! Quase (quase) fiquei com vergonha, porque muitos que lá estavam não riam como eu ria!! Ou estavam se contendo de rir de tudo, do torpe e politicamente/sexualmente/culturalmente/educacionalmente incorreto que Borat fazia e dizia, ou...
O cinema de certo estava cheio de pessoas "desumoradas"... :op
Na dúvida, vejem...! Não perquem...!! ;o)

quinta-feira, 8 de março de 2007

Fala sério....!!

Vamos combinar: a FALTA DE HUMOR nas pessoas é realmente uma coisa séria...!

Isso deveria ser verificado pelo Ministério Superior da Saúde, como prova de incapacidade mental...!!

Claro que tem coisas que realmente são "difíceis" de se entender como humor, até porque nem todo mundo entende e/ou compreende o humor rasgado, o humor satírico, o humor sarcástico ou o humor irônico...! Entender e compreender os diferentes tipos de humor deveria ser algo que se aprendesse na escola...! Sob pena de muita gente entrar em "depressão profunda" por causa de pequenas brincadeiras que muitas vezes NEM lhes dizem respeito, mas que elas (as pessoas) assim interpretam como tal...!!

Complicado isso... Tão complicado como aquela coisa de "ter que explicar a piada no final"...!! Das duas uma: ou a piada é muito ruim, ou o contador é uma ameba, ou ainda, uma terceira e incontável opção, o ouvinte (ou leitor) é uma anta de marca maior e realmente não está apto a captar o humor em seus bastonetes auriculares neurônicos...!!

Socorro!! Chama o guarda!! Dessa gente, please, quero distância...! Tem gente com múltiplas "personalidades", não aquilo de se vestir ou agir como outra pessoas, mas diferentes pessoas com diferentes estilos e personalidades mesmo... Tudo bem, a gente aceita, respeita, como se deve respeitar qualquer diferença de credo, de raça, de religião, de planeta... Mas, sinceramente, gente que não VIBRA na mesma freqüência, bah, eu quero mais é distancia...!

Uma respeitosa distância, please...!
Vá que isso pegue.... :oP

Dia Internacional da Mulher....


Ah tá... Mulher precisa de dia, né?

Que sociedade (ainda) atrasada, esta nossa...


Buenas, de qualquer forma, meu lado mulher agradece este dia, hehehe....!


Pena que eu de mulher ia se feio (ou "feia") pra dedéu....!! :oP

terça-feira, 6 de março de 2007

Rotatividade rotatória


Tudo que gira, roda. Tudo que roda, gira. Mas nem tudo que é bom é belo... Nem tudo que é bonito é bom... Se alguém ficar só na rotatória, não sai do lugar... Se alguém ficar só num lugar, não haverá rotatividade. Em boca rota entra formiga? Onde deixei meus chinelos?

segunda-feira, 5 de março de 2007

Casualidades....

... E do nada, o Amor se fez...
Fez-se de um vento, fez-se de um vinho...
Fez-se de um chicote, fez-se de um acalento...

E do nada, surgiu um vulcão...

Preso embaixo da Terra, até eclodir em erupção...
Levando tudo pela frente, com sua lava em profusão...

E do nada, fez-se a Paz...

Uma vertente de brisa leve e calmaria...
Sedimentando os aromas dos dias que viriam...

E do nada, brotou uma flor...

Sentimento de Alegria e Gratidão...
Coisa que não se explica, que não cabe na mão...

E do nada, tudo mudou...

Um dia depois do outro, ano após ano...
Tudo vai mudando, pois este é o grande plano...

E talvez, tudo precise voltar ao Nada...
Para do Nada, algo novamente se fazer...

Mas como ter certeza, que as coisas são como são?
Que temos controle da vida? Que nada vai ser em vão?

Quem cria o Nada? Quem cria a Razão?
E o Amor, aonde entra nesta equação...?

Casualidades à parte, a Vida é mesmo um grande ACASO...!
E de repente... Não mais que de repente...

Algo pode acontecer e tudo mudar...!
Ou não.